PROJETO: Visita ao Sul da Bahia.
Data provável...: 2015
ALCOBAÇA - BA

É uma pequena cidade no sul, a 26 km de distância do Prado, onde há cinco bonitas praias – uma excelente para surfe – Coqueiro – com ondas muito fortes, uma boa para pesca – Barra – e três apropriadas para banho – Farol, Alcobaça e Zeloris.
Em Alcobaça, localiza-se o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e um dos três pontos de saída para visitar o parque no arquipélago. A cidade tem pequenos hotéis e alguns bons restaurantes.
CARAVELAS - BA

Fica a 870 km de Salvador e 36 km ao sul de Prado, na BA-001, às margens do Rio Caravelas, que aí encontra o mar. Ao longo da costa, perto da cidade, há bonitas praias, Kitongo, Grauçá e Iemanjá em Barra de Caravelas. A cidade é conhecida por suas festas religiosas, que atraem milhares de devotos. Fundada em 1.503, tornou-se um importante centro comercial nos séculos XVII e XVIII. Hoje, essa encantadora cidade colonial e suas praias vizinhas são lugares ideais para lazer, aonde convergem muitos turistas. Para conhecer a área, a melhor opção é dar um passeio de barco até Coroa da Barra situada nas margens do Rio Caravelas em frente a Barra de Caravelas, para o sul para conhecer os manguezáis da Ilha da Cassumba até Nova Viçosa e Coroa Vermelha, pequena ilha de origem coralífera a 12 millas náuticas da cidade. Caravelas é um dos três pontos de saída para visitar o Arquipélago dos Abrolhos e o Parcel das Paredes onde de julho a novembro é possível avistar baleias jubarte.
O acesso a Caravelas faz-se de carro, ônibus ou avião. Seu aeroporto atendia a região, com saída de Salvador e Belo Horizonte, a capital do vizinho estado de Minas Gerais e vôos charter provenientes de São Paulo, hoje não recebe mais turistas. A cidade tem acomodações hoteleiras confortáveis e boms restaurantes.
CUMURUXATIBA - BA

O estilo de vida dessa aconchegante aldeia de pescadores é definido por uma frase cunhada pelos nativos: "Em Cumuruxatiba o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa".
Com belas praias recortadas por pequenos rios de águas limpas, ferruginosas e frias, contrastando com o mar de águas mornas e áreas remanescentes da mata atlântica, molduras por coqueiros, CUMURUXATIBA, tem muita história para quem a visita, a natureza é um espetáculo que enche os olhos dos visitantes, ninguém escapa da paixão à primeira vista.
o nome de origem indígena esconde uma simpática vila de pescadores, cercado por quilômetros de praias virgens, os índios da região (Pataxó) chamam o lugar de CUMURUXATIBA - (CUMUXA - quer dizer maré baixa e TIBA - maré alta - mar batendo nas falésias).
Segundo os historiadores, A BARRA DO CAHY, seria um dos mais prováveis local onde se deu o primeiro contato de NICOLAU COELHO, integrante da esquadra de PEDRO ÁLVARES CABRAL, com os índios. Em abril, época do descobrimento, o mar costuma ficar de ressaca e com ventos fortes (vento sul) e os recifes impediam a aproximação das caravelas na costa. Por isso, os portugueses rumaram para o norte em busca de um porto seguro.

PARTICIPANTES

- Luiz Fernando Jardim
- Integrante do Moto Aventura MG
- Coordenador Regional do Brazil Rider´s
- Cidade .: Santo André- SP
- Motocicleta .: Suzuki DL-650 Preta.

- Julio Cesar Rodrigues
- Integrante do Moto Aventura MG
- Integrante do Brazil Rider´s
- Cidade .: Santo André- SP
- Motocicleta .: Suzuki DL-650 Laranja.

- Evandro Cesar
- Cidade .: Santo André- SP
- Motocicleta .: KTM 990 Laranja.
Total...: 3.011 Km
Custo...: NÃO TEM PREÇO.






































































(c) 2005 Copyright - Luiz Fernando C Jardim - No Right Reserved
Este é um site aberto. Sua cópia total ou em partes é autorizada bem como sua divulgação é encorajada.
Os artigos publicados aqui, bem como as marcas citadas pertencem aos seus autores e proprietários.

Luiz Fernando C Jardim